terça-feira, 25 de setembro de 2012

Como fazer um book gestante? | Parte 1


Fotografia em Santos | Book Gestante



Esse é um assunto sobre o qual quero escrever faz tempos, mas me faltava um pouco de coragem para escrever algumas opiniões.


Ao mesmo tempo que a gestação é um período mágico na vida da mulher e deve ser fotografada e registrada com muito carinho, alguns cuidados também devem ser tomados.


Uma das minhas primeiras opiniões é: a gestante deve usar roupas dela, e não roupas que o estúdio/fotógrafo tiver. Por quê? Porque vejo por aí muitos álbuns completamente iguais, pois usam-se as mesmas roupas para todas as gestantes, tirando totalmente a personalidade de cada uma. Por isso repito: a futura mamãe deve usar roupas próprias, sem muitas estampas ou informações que possam distrair a visão, e o mais importante, roupas que se sinta confortável.


Outra coisa: a gestante não é só uma barriga. Existe uma pessoa “por trás” da barriga, rs. Devem ser feitos closes da barriga, devem, mas deve-se fotografar a gestante por inteiro, mostrando a alegria da vida que está gerando, o olhar orgulhoso que toda mãe tem. É importante também registrar detalhes. Sapatinhos do bebê, roupinhas, brinquedinhos, qualquer coisa que já seja dele, pessoal, aquela touquinha que a vó fez, o macacãzinho que a futura dinda deu, todas essas coisas fazem parte, e merecem ser registradas.


Maquiagem e cabelos devem ser feitos, mas de maneira sutil. Nada de uma super hiper mega produção, apenas uma maquiagem básica, nada muito chamativo. Unhas devem estar feitas, pois aparecem MUITO (aliás, fica a dica para os futuros papais também: suas unhas aparecerão, então procurem cuidar bem delas antes da sessão, ou melhor ainda seria fazer as unhas em salão, o resultado geralmente fica bem melhor).


Só as fotos profissionais podem ir para o book? Não! Que tal colocar alguns ultrassons? Ou fotos da maternidade? O álbum é seu, e deve ser como você deseja, por isso acho que qualquer idéia é válida e deve ser conversada.


Agora, se me permitem, vou fazer um pequeno desabafo. Tem uma coisa que muito me entristece e já me impediu de registrar o parto de várias gestantes que fizeram seus books comigo. A famosa “panelinha”. Quase todas as maternidades da cidade fizeram um “acordo” com fulano(a) fotógrafo(a) e somente ele(a) podem fotografar os partos. Acho isso absurdo, afinal o parto é pago, logo a gestante tem o direito de escolher quem quiser para fotografar esse momento tão especial e acima de tudo tão íntimo. É muito melhor com alguém que já conhece, que já fotografou a gestação, do que chegar na hora e ter que olhar para um rosto novo com uma câmera na mão. Ah, tem outro fator, algumas maternidades não permitem nem que o próprio pai fotografe. Quer mais absurdo que isso?


Bem, para não ficar uma postagem muito longa, vou parar por aqui, mas em breve coloco mais dicas. 


Confira aqui o primeiro Book Gestante postado no blog =)


Mariana Caramez | Fotografia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário