terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como ter o álbum de casamento dos seus sonhos | Parte 1

Fotografia em Santos | Casamento


Achei melhor nomear esse post como 1, pois sempre surgem idéias e dicas para atualizar esse assunto. =]

Muitos pontos devem ser pensados para se ter um álbum de casamento “hollywoodiano” (segundo palavras da minha linda noiva Leda http://marianacaramez.blogspot.com/2012/01/leda-edson.html ). 

Vou comentar aqui alguns pontos de vista do lado do casal e outros do lado do fotógrafo, que muitas vezes são detalhes que os noivos nem imaginam.

Escolhendo o profissional:

Uma das primeiras coisas que devem ser levadas em conta na procura pelo profissional é seu estilo de fotografia. Em resumo, podemos dividir no estilo fotografia tradicional (que são as fotos posadas, dirigidas, onde alguns momentos são pausados para compor a foto) e no estilo fotojornalismo (fotos espontâneas; falarei mais em outro post).

Fotografar não é apenas um registro do momento. Não é apenas congelar uma imagem. A fotografia deve contar uma história. Ao folhear o álbum de casamento deve-se reviver o dia. Para conseguir contar essa história é importante que o fotógrafo se envolva. O ideal é que fotógrafo e fotografado se aproximem, conversem bastante antes do casamento.

Uma sessão prévia na fase do noivado é excelente para fortalecer esse lado. Essa familiarização gera diferença no resultado final. O fotógrafo deve ganhar a confiança dos noivos, a fim de passar a tranqüilidade de que fará o registro não como os noivos esperam, mas ainda melhor!

Ponto importante: agendar uma visita. Não se pode contratar fotógrafo por telefone (aliás, acho que nenhum fornecedor deve ser contratado por telefone) sem ver uma amostra do trabalho, conhecê-lo, ver se suas idéias coincidem. Como disse sobre estilo, não adianta contratar um fotógrafo que trabalha com fotos posadas se o que os noivos buscam é o fotojornalismo. O agendamento da visita é importante por uma série de fatores, mas acho que principalmente pelo fato de não ser algo rápido. Não é possível conhecer o trabalho em 15min. Em média, leva-se de 30min à 1hora para poder ver vários trabalhos, os álbuns, conhecer como ele trabalha, os prazos, se tiver filmagem assistir essas filmagens, tirar dúvidas, etc.

Observem se as fotografias estão bem enquadradas, nítidas, variadas (cada casamento é único. Se todos estiverem parecidos, algo está errado...), se o álbum de casamento é bem diagramado e se sua diagramação é exclusiva (já viu álbuns montados por templates, que ficam todos iguais? Ninguém merece!).
Ponto IMPORTANTÍSSIMO: perguntem QUEM irá fotografar o casamento. Algumas empresas têm equipes para atender mais de um evento por dia. Nesse caso, peçam para ver fotografias de toda a equipe. O mesmo equipamento não quer dizer nada. Cada fotógrafo tem o seu olhar e seu estilo, e isso é único.

Fotógrafo escolhido? Ok, vamos ao contrato! Verifiquem se possui CNPJ, ou pelo menos um CPF. O contrato deve explicitar dados dos noivos, dia, hora e local da cerimônia e festa, hora e local do dia da noiva e noivo (se tiver), o pacote de serviços escolhido (álbum, tamanho, modelo, quantidade de páginas, filmagem), brindes (sessão externa, pôster), cobertura do civil (se tiver) data, hora e local, valor e forma de pagamento combinada, multas contratuais em caso de rescisão.  

Bem, por enquanto é isso... Fiquem à vontade para fazerem perguntas
através dos comentários ou do email contato@marianacaramez.com.br .




Mariana Caramez | Fotografia

Atualização: confira a segunda, terceira e quarta parte do post. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário