sexta-feira, 4 de maio de 2012

Como ter um ótimo E-Session (Engagement Session)


Fotografia em Santos | Casamento


Enquanto estou aqui coçando os dedos para colocar o primeiro ensaio e-session no blog vou aproveitar para fazer algumas considerações sobre o assunto.

Já sendo realizado há algum tempo, o e-session (sessão de noivado) é uma sessão de fotos realizada antes do casamento, que pode ser com pouco tempo antes do casamento, para usar as fotos em banners, clipes, livros de assinatura, ou logo após o noivado, podendo ser usadas para produção de cartões Save the Date ou até mesmo para produção do convite. As fotos podem também fazerem parte do álbum ou ganharem um álbum especial, só da sessão.

Considero essa sessão muito importante e gera fotos belíssimas. É um momento agradável para o casal, que foge um pouco da tensão da preparação do casamento (que é pouca né, magina, rs) e já cria uma maior proximidade com o fotógrafo.

No começo é normal bater uma certa timidez. Vou ajudá-los a se posicionarem, posarem, mas na seqüência o ideal é se soltarem e ficarem livres...  as melhores fotos partem dos momentos mais naturais, fingindo que nem estou lá (entrando quase que num momento de fotojornalismo)... Esse momento deve ser curtido. Divirtam-se, brinquem, façam cócegas, abracem-se e beijem-se. 

“Tem que ser de roupa branca?”. Não. A roupa é a que vocês quiserem. Ela deve ser do estilo de vocês, e mais importante, que vocês se sintam à vontade. Nada pior que uma roupa que não nos deixa confortável, e ficamos o tempo todo pensando “será que tá pegando ali? Será que tá apertado atrás? Será será será....”. Acredite, essa preocupação é refletida no rosto. E antes da sessão, quando for definido o local, vou conversar e orientá-los sobre as roupas.

A maquiagem deve ser leve e básica, como usada no dia a dia, para dar um ar natural. Muita produção pode ficar forçada.

Uma coisa é fato: o ensaio deve refletir o casal. Deve mostrar como são, e não tentar mostrar uma imagem posada. A química entre noiva e noivo é fundamental.
Para um ótimo e-session, algumas dicas são importantes:
·  Estarem descansados (sessões externas no começo do dia são feitas bem cedinho, por conta da posição do sol, então é importante uma boa noite de descanso antes);
·  Passar protetor solar (mesmo que não seja feito em praia, o protetor é sempre importante. Dependendo da localização é interessante também o uso de repelentes);
·  Usar roupas confortáveis (ok, sei que estou repetindo, mas esse ponto é muito importante =) );
·  Unhas (noivas, cuidado para não estar com esmaltes descascados, e se possível ajudem o noivo a deixar as unhas bonitas também =) );
·   Acessórios que reflitam vocês (pode ser óculos escuros, chapéus, violão, livro, bicho de pelúcia, enfim, alguma particularidade do casal. Isso também iremos conversar antes da sessão, para que toda a idéia case).




Mariana Caramez | Fotografia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário