sábado, 13 de outubro de 2012

“É você mesma quem vai fotografar?”


Fotografia em Santos


Fico muito feliz de cada vez mais escutar essa pergunta. Significa que cada vez mais as pessoas estão se informando melhor para buscar o serviço que desejam. 


Pode ser para casamento, festa infantil, batizado, book gestante, enfim, qualquer que seja a sua necessidade de um serviço de fotografia, é essencial saber quem vai fotografar.


Quero bater nessa tecla porque acontece muito nesse meio da pessoa ver fotos em um site, ver um portfolio, ver até um álbum montado, e boa parte das fotos não terem sido feitas por quem a pessoa está contratando. Sim, isso acontece, e é muito comum. Vai contratar um grande estúdio, que dispõe de vários profissionais? Ok, peça para saber quem irá no seu evento, veja as fotos desse fotógrafo, e peça que o nome dele seja colocado em seu contrato, garantindo assim o compromisso firmado entre você e o estúdio. 


Existem situações onde se faz necessário ter um segundo fotógrafo para apoio. Casamento, por exemplo, para poder registrar tudo, sem interromper e sem parar as pessoas para pedir pose para foto, é necessário ter um segundo fotógrafo. Mas o que devo colocar em meu site, blog, facebook, enfim, qualquer coisa para divulgar meu trabalho devem ser somente as minhas fotos. Mas infelizmente vejo por aí muitos estúdios (e até fotógrafos) divulgando fotos como sendo de sua autoria, e na verdade são de freelancers.  


A fotografia é uma arte totalmente pessoal. Duas pessoas com o mesmo equipamento, mesmo estudo e mesma formação fotográfica não fotografam no mesmo estilo. Cada um tem seu olhar, tem a sua maneira, tem o que lhe agrada mais.


Então repito, seja qual for a sua necessidade, informe-se sobre quem irá fotografar. Um casamento não volta mais, um aniversário não volta mais, aquele dia da sua gestação não volta mais. 



Mariana Caramez | Fotografia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário